Metodologia

Uma das melhores formas dos alunos aprenderem e se motivarem é conectar o conteúdo do aprendizado em sala de aula com situações comuns ao dia a dia.

Por isso, a metodologia do PENSI (Ponto de Ensino) combina conteúdo de qualidade com contextualização. Esse é o principal diferencial do nosso material didático. Contextualizar significa trabalhar os conteúdos em sala de aula tendo como base os elementos sociais, culturais e ambientais, característicos do meio no qual o aluno está inserido, dando sentido àquilo que ele aprende e relacionando o que está sendo ensinado com sua experiência cotidiana.

Material Didático Contextualizado

Com a dupla missão de motivar o aluno e prepará-lo para que compreenda o mundo à sua volta, o livro didático, em formato de apostila, integra todas as disciplinas e permite que o aluno amplie o seu conhecimento.

Dentro de cada módulo, o material está estruturado da seguinte forma:

Texto motivador: tem o objetivo de incentivar o aluno a estudar o assunto;

Conteúdo teórico: objetos de conhecimentos tradicionais com conteúdo bem elaborado para fornecer uma base sólida aos alunos;

Texto contextualizador: tem o objetivo de estimular o aprendizado com referência do cotidiano;

Box Interdisciplinar: conecta o aprendizado do conteúdo com diferentes matérias;

Texto de aprofundamento: parte do material que tem o objetivo de ampliar o conhecimento do aluno a cerca do assunto;

Exercícios de fixação: problemas que envolvem os conceitos teóricos estudados nos módulos;

Exercícios contextualizados: problemas que envolvem aplicações práticas, como atividades do dia a dia, situações na escola e interações com a sociedade/comunidade do aluno. Tudo isso com questões que são abordadas, usualmente, no ENEM;

Exercícios de aprofundamento: são questões que tem o objetivo de desafiarem os alunos a pensarem mais e, desta forma, alcançar um alto nível de desenvolvimento.

O PENSI (Ponto de Ensino) continuará a oferecer todo o apoio para os nossos alunos alcançarem as suas metas e o material didático contextualizado é ponto importante para esses objetivos.

Tecnologia Adaptativa

Dentro de uma sala de aula, é comum existirem alguns alunos que têm mais dificuldade no aprendizado do que os outros. Por isso, a plataforma de ensino do PENSI (Ponto de Ensino), junto com a Geekie – empresa líder no desenvolvimento de plataformas adaptativas no Brasil, oferece aos alunos do 6º ano à 3ª série a possibilidade de reforçar os conteúdos dados em sala de aula de forma individualizada.

Para que isto aconteça, os alunos receberão uma combinação de exercícios e vídeos totalmente sincronizados com o material didático usado em sala de aula e com o seu nível de conhecimento.

Essa tecnologia é capaz de entender as dificuldades de cada aluno e sugerir estudos que o ajudem a preencher as lacunas de conhecimento. Esses materiais de estudo são sugeridos para cada aluno de acordo com as suas necessidades de aprendizado, permitindo que cada um siga seu próprio caminho na preparação para testes, provas, simulados e vestibulares futuros.

Veja algumas vantagens:

* Indica as dificuldades dos alunos;

* Sugere vídeos online de conteúdos e listas de exercícios compatíveis com as necessidades dos alunos;

* Permite o acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno e o cumprimento das tarefas em tempo real pela orientação pedagógica. O acompanhamento também poderá ser feito pelos pais e responsáveis.

Dessa forma, o PENSI acredita que os alunos conseguirão superar as suas dificuldades com facilidade e terão sucesso na aprendizagem.

Monitoria

A monitoria é um instrumento para a melhoria do aprendizado, muito importante e tradicional no PENSI. Nela, o aluno pode sanar as suas dúvidas sobre todas as disciplinas com os monitores, que são na maioria ex-alunos do PENSI e que atualmente estudam nas principais universidades públicas e privadas do estado.

Monitoria Online

Na monitoria online, o aluno garante um atendimento mais individualizado e pode tirar dúvidas específicas sobre exercícios dos nossos materiais didáticos. Os questionamentos devem ser enviados pelo Portal PENSI e monitores preparados têm o compromisso de responder em, no máximo, 72 horas. Além disso, não há limites para o número de perguntas que podem ser feitas para a monitoria online.

Materiais Complementares

Ao longo do ano letivo, os alunos do PENSI recebem em mãos diversos materiais extras: listas de exercícios, leituras adicionais, entre outros. Esses materiais garantem o entendimento pleno dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Videoaulas

São oferecidas aulas gravadas, com teoria e exercícios de diferentes disciplinas. Esse material é disponibilizado apenas para alunos de Ensino Fundamental II (do 6º ano até o 9º ano) e Ensino Médio.

Jogos Educacionais

Cada vez mais, as crianças e jovens passam grande parte de seu tempo conectados com o mundo virtual e a internet é uma realidade do dia a dia na vida dos alunos do PENSI (Ponto de Ensino). Para que o aprendizado ocorra de forma mais produtiva é fundamental conquistar o interesse dos alunos utilizando ferramentas já conhecidas e utilizadas por eles.

Por isso, o PENSI (Ponto de Ensino) contempla os jogos educacionais em sua metodologia de ensino. Com a MangaHigh – uma empresa de jogos educacionais com mais de um milhão de alunos pelo mundo – o PENSI (Ponto de Ensino) desenvolveu uma plataforma de exercícios online de matemática em formato de games, destinado aos alunos do ensino fundamental.

O aluno joga e ganha medalhas virtuais, que o classifica em um torneio online disputado com outros colegas, permitindo que se reforcem em casa os conteúdos aprendidos em sala de aula. O reconhecimento dos alunos que se destacam e, portanto, recebem recompensas, retroalimenta neles a vontade do saber, e a disciplina pelos estudos se fortalece.

Vantagens dos Jogos Educacionais para o aluno:

* Determinar quais os pontos fracos e fortes nas diferentes áreas de conhecimento;

* Identificar e reforçar conceitos que não tenham sido bem assimilados;

* Possibilitar a definição de um plano de estudos personalizado para o aluno;

* Estimular a competição saudável e a vontade de vencer nos games e na vida.