Home  >  Blog

Blog

Conhece o Infantil Bilíngue do Pensi? Tire as suas dúvidas aqui!

Infantil Bilíngue

Acompanhamos as mudanças do mundo e entendemos a necessidade de introduzir, o quanto antes, a língua franca global à rotina dos nossos alunos: o inglês abre as portas do mundo.

Por isso, oferecemos ensino de excelência com conteúdo bilíngue na unidade Icaraí – Pensi Lobinho. Ainda no segmento Infantil, metade das aulas são ministradas totalmente em inglês.

Mas atenção: não funciona como um reforço no idioma ou aula extra. Os conteúdos são ministrados em português e inglês durante todo o ano letivo, trata-se de bilinguismo.

Quanto mais jovem for a criança, mais rápido ela aprende. Isto porque o cérebro infantil dispõe de espaços livres para construção, possibilitando a absorção de conteúdo de forma rápida.

A aprendizagem de um novo idioma na infância aumenta as conexões cerebrais, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade. Além disso, o Infantil Bilíngue permitirá que o aluno pense em um segundo idioma, indo muito além do decorar.

Tem alguma dúvida sobre o Infantil Bilíngue? Confira o nosso FAQ:

1 – O que é ser uma escola Bilíngue?

Uma escola, onde as crianças são alfabetizadas em português, com a possibilidade de desenvolver a capacidade de entender, ler, escrever e conversar fluentemente em uma 2ª língua.

2 – As turmas bilíngues são mais difíceis do que as turmas regulares?

Não. Na verdade, os conteúdos previstos são os mesmos tanto para as turmas bilíngues quanto para as regulares. O que muda são as várias maneiras de apresentação, que na escola bilíngue, são vistas na segunda língua.

3 – Os alunos não confundem os dois idiomas – Inglês e Português?

Não há confusão, pois as diferentes línguas ficam armazenadas em partes distintas do cérebro. Inicialmente, a criança mistura os dois códigos (“code mixing”) até que adquira competência na segunda língua e passe a trocar de um código para outro quando desejar (“code switching”).

4 – A aprendizagem da língua materna (Português) não fica prejudicada?

Não há prejuízo algum para a língua materna, pois morando no Brasil o tempo de exposição ao português é muito maior do que ao inglês. De qualquer forma, a escola fica atenta e toma os devidos cuidados quanto a distúrbios de linguagem e alfabetização. Inclusive, no nosso Ensino Fundamental I, a carga horária do currículo em português é a mesma de qualquer outra escola brasileira.

5 – Os professores falam inglês durante toda a aula? E o aluno, só pode falar inglês durante as aulas?

Durante as aulas dadas pela ‘Teacher’, sim, tudo é falado em inglês. O objetivo é que o aluno também fale em inglês, mesmo que por vezes ele construa frases mesclando o Inglês com o português.

6 – Qual a carga horária semanal de inglês nas turmas bilíngues?

Na educação infantil, 50% das aulas serão em inglês. No Fundamental I, teremos cerca de 10 tempos de aula semanais em inglês.

7 – Como se dão as aulas das turmas bilíngues no dia a dia?

Durante metade do período letivo, desenvolvem‐se atividades em inglês, através do programa de “imersão” nesse idioma. Na outra metade, ocorre o ensino em português. Nosso currículo é estruturado com base nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais‐MEC), e, conforme as necessidades e possibilidades de cada aluno, para respeitar e atender suas diferenças específicas.

8 – Os pais precisam saber inglês também? Como posso ajudar meus filhos nas tarefas de casa, se não sei inglês?

Os pais não precisam saber inglês. A recomendação é a mesma que adotamos para as outras disciplinas: ajude o seu filho sem ultrapassar o limite do seu próprio conhecimento. Caso haja algo que ele não consiga fazer e você não sabe, a pessoa certa a quem ele deve dirigir a dúvida é o(a) ‘Teacher’ na sua escola.

9 – Como vou saber se meu filho está aprendendo inglês ou não?

Durante o ano letivo, promovemos na Educação Infantil, eventos em que as crianças apresentam aos pais o que têm aprendido. Além disso, em diferentes momentos do Ensino Fundamental I, os alunos farão os prestigiosos exames da Universidade de Michigan (EUA), aplicados aqui na nossa escola. Assim, haverá uma certificação com diploma de uma entidade mundialmente reconhecida.

10 – Existe alguma prova de nivelamento que o meu filho tenha que fazer, para se matricular em uma turma bilíngue?

Na Educação Infantil não há necessidade. No Fundamental I poderemos fazer uma avaliação para entender melhor o nível de inglês em que o aluno se encontra.

 

LEIA TAMBÉM:

Pensi no topo: Ana Carolina Moraes é o 1º lugar em Medicina na Uerj

Conheça a história de muito estudo, garra e aprovações de André Felipe

Pensi mantém a tradição: há 7 anos, a maior aprovação do Rio no IME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Tags
06 metodologias ativas06 metodologias ativas de aprendizagem1º lugara importância de aprenderAcolhimentoAcolhimentosadaptado e capacitadoAFA 2018Agenda do Pensialfabetizaçãoalfabetização infantilaprenda inglêsaprendendo inglês como segundo idiomaatividades em altaAulãoautonomia ao estudanteboa escolaBolsão 2018calculo enemcarreira no imecarreiras do futuroCartacomo desenvolver habilidades socioemocionaiscomo se encaixarcomo se prepararCompetiçãoconcorrenciacrianças inteligentescursinho pré vestibular rio de janeirocurso pré vestibular rjcurso preparatório para vestibularDesafio PUCdesenvolvimento de novas habilidadesDia das MãesDia do VestibulandoDia Internacional da MulherdicasDireitodúvidas sobre o ENEMEditaleducaçãoeducação infantil de zero a cinco anosEleva Pelo MundoenemEnem 2018enem para medicinaensino e aprendizadoenvolvimento familiar na educaçãoescola de educação infantilescola e tecnologiaEspaço de CarreirasEspaço de Carreiras 2018estibulares de medicina mais concorridosestímulosestudarestudar para medicinaestudar para o vestibularEventosfamília e escolafamília na escolafiesfim do Ensino Médioformação dos alunosfuturoGarra e aprovaçõeshabilidades socioemocionais de crianças e adolescentesifanciaIMEimetodologias de ensino-aprendizagemimportância de apoiar os filhos em ano de vestibularimportância de aprender um segundo idiomainepinfantilInfantil Bilíngueinscriçãoinscrição eneminscriçõesITAJogos da Amizadelimites da tecnologia na educaçãoMedicinamedicina no Brasilmelhor aprendizadomelhor desempenhomelhores cursos pré vestibular rjmelhores profissões do futurometodologia de aprendizadometodologias ativas de aprendizagemmetodologias de ensino-aprendizagemminiprojetoMonitoresmudanças no mercadomudanças no mercado de trabalhoMúsicanota do enemnota enemnovos métodos de ensinoobjetivos da educação infantilOBMEP 2017Olimpíada Brasileira de FísicaOlimpíada Canguru de Matemáticaomo lidar com a ansiedade em ano de vestibularOrientação VocacionaloscarPAA Pensipais e professores melhor desempenho escolarparticipação da família na escolaPáscoapassar no vestibularPensipensi colégio e cursoPensi em IsraelPensi FriburgoPensi Lobo TorresPensi MartinsPensi SolidáriopersistênciaPetrópolispor que fazer a prova do imepráticas pedagógicaspre vestibularpré vestibular medicina rjPremier Orchestral InstitutePrêmio Melhores AlunosPreparatório 5º anoprofissões do futuro 2020profissões em alta no brasilprofissões em alta no Brasil e no mundoprofissões em alta no mercado de trabalho para o futuroProjeto de LIVProjeto EN/EFOMMProjeto RedaçãoProjeto Redação 2018Projeto UerjProjeto Uerj 2019qual escolherRegião Serranarelacionamento entre família e escolasegundo indiomaSemana Nacional do Meio AmbientesisuSolidariedadetecnologia na escolaTurma MedicinaUerjUerj 2018Uerj 2019UnidadesUniversidade do AlgarveUniversidade do Portovantagens do imevestibularVestibular 2019vestibular de medicinavestibular de medicina rjvestibulares mais concorridosVolta às aulas
Recentes
Central de Atendimento
Tel: (21) 3443-0016
Email
faleconosco@pensi.com.br